top of page
Silvana Rocca

Conversando sobre Ansiedade

Dor no peito, falta de ar, taquicardia, sudorese, sensação de desmaio...isto significa que a pessoa está tendo um ataque cardíaco ou uma crise de ansiedade?

É comum pessoas ansiosas relatarem uma ou várias idas a serviços cardiológicos, até serem diagnosticadas com ansiedade.


Isto ocorre porque a dor no peito, a falta de ar, a taquicardia, o formigamento e a sudorese, entre outras manifestações são sintomas que podem estar presentes tanto nos quadros cardíacos quanto nos quadros de ansiedade.


Quando ocorrem os sintomas descritos acima, é importante que eles sejam avaliados pelo médico, pois, deve-se levar em conta que pode estar ocorrendo um quadro clínico grave.


Mas, quando este quadro é descartado por meio da consulta médica e de exames clínicos, é fundamental o auxílio de um psicólogo para avaliar as questões emocionais envolvidas nos sinais clínicos que o corpo está emitindo.


Na consulta inicial ou durante o processo psicoterápico pode ser benéfica a avaliação do médico psiquiatra, que orientará se haverá necessidade de uso de medicação.


A ansiedade ocorre quando a mente “lê” com dimensões aumentadas, situações futuras de perigo.


Em geral, a ansiedade envolve como principal sentimento o medo, que pode ser de ficar doente, de morrer ou de perder o controle da realidade. Mas, os sintomas de ansiedade podem se manifestar de forma diferente para cada pessoa.


A ansiedade está presente no cotidiano de todo ser humano. Podemos ficar ansiosos diante de uma prova, um exame médico, diante da tomada de uma decisão importante e até diante de uma situação festiva.


Quando a ansiedade não traz prejuízos no cotidiano, ela pode ser considerada natural, pois serve como um sinal de alerta que algo pode não estar bem. Essa ansiedade nos faz conferir a realidade e nos impulsiona a prosseguir na situação que estamos envolvidos.


Diferente da ansiedade natural, a ansiedade generalizada tem vários sintomas físicos e emocionais, que são vivenciados com grande sofrimento e angustia, pois são frequentes, incontroláveis e prejudicam o cotidiano.


Esses seguidos descompassos entre os exageros da mente e a realidade, pode caminhar para a tristeza e insatisfação para realizar atividades prazerosas.


A psicoterapia é indicada para tratar os sintomas de ansiedade pois, auxilia na melhor compreensão dos medos, angustias e aflições e acolhe as emoções para um melhor viver.


O processo psicoterapêutico contribui para o desenvolvimento de ferramentas psíquicas para lidar

com o fortalecimento de áreas frágeis da mente.


Se interessou pelo tema? Saiba mais lendo o texto

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page