top of page
Silvana Rocca

Conversando sobre o Dia das Crianças

São tantas ofertas de brinquedos que o comércio oferece para comemorar o dia das crianças, que os pais ficam com dúvidas sobre o que comprar para seus filhos. Mas, qual o melhor presente?


No Brasil o dia das crianças surgiu por força do decreto nº 4.867 de 5de novembro de 1924, quando o presidente Arthur da Silva Bernardes, oficializou a data.


Sem grandes comemorações até 1955, quando uma grande empresa de brinquedos redescobre a data e faz uma campanha de vendas de bonecos bebês, associando a venda a comemoração do dia das crianças.


A partir daquela data, outras empresas seguiram a mesma linha, impulsionando suas vendas de brinquedos.


Fica claro que se criou um intuito comercial em torno deste dia, que poderia ser comemorado sem brinquedos, uma vez que a palavra presente não tem somente o significado de brinde.


Presente tem a ver com estar presente emocionalmente.


Do brinquedo mais simples ao mais elaborado que se possa comprar, o importante é que o objeto sirva apenas como um meio para os pais se fazerem presentes nesta relação, que é de fantasias e emoções que estão sendo experimentadas pelas crianças, e que posteriormente vão sustentar vivências do mundo real.


Quando um adulto brinca com uma criança, este adulto, ativa psiquicamente a criança que foi. Assim, quando vemos um adulto e uma criança brincando, também vemos duas crianças se divertindo. Tanto que é comum ouvir: “não é que o fulano virou criança?”


Nesta situação o adulto encontra a leveza, a alegria e o acolhimento que experimentou quando era criança e brincava com um adulto. Também desvenda com afeto parte de sua infância, e revisita seus entes amados que puderam proporcionar bons momentos.


As brincadeiras habilitam os genitores a escreverem capítulos preciosos nas páginas da história dos seus filhos, pois as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, que vivenciaram com carinho essas experiências que passarão de geração para geração, e contribuirão para guardar seus entes queridos dentro de suas mentes.


Aproveite a data e exercite todos os dias um pouco desta criança que tem dentro de você.


A orientação de pais auxilia na compreensão das fases de desenvolvimento psíquico das crianças, contribuindo para aumentar o vínculo estabelecido na relação de pais e filhos, favorecendo através da psicoeducação a compreensão de alguns comportamentos infantis.



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page