Quando um paciente é diagnosticado com um quadro psíquico, muitas vezes está sofrendo há muito tempo, e algumas vezes, o mascaramento do sintoma pode ocorrer por medo de ser tachado como louco, ou ter a sensação que pode enlouquecer.
Muitas vezes ignorados por não causarem sintomas físicos, os quadros psíquicos quando não identificados podem estar em estágios moderados ou intensos.
Isto ocorre porque na maioria das vezes os sintomas iniciam de forma silenciosa com tendência a um crescente.
Algumas pessoas passam meses ou anos numa peregrinação em clínicas médicas, com rotinas de exames de imagem e laboratoriais, até que finalmente encontram amparo para o seu quadro psíquico com os profissionais da área de saúde mental.
O diagnóstico da doença psiquiátrica é realizado por psicólogo clínico ou psiquiatra.
Quando falamos de transtornos psíquicos no Brasil, estamos diante de uma cultura que muitas vezes desacredita que o campo emocional seja causa de doenças.
Além do desconhecimento sobre as questões psíquicas, a população de forma geral valoriza os sintomas clínicos e diagnósticos realizados por exames onde o paciente vê a imagem do seu órgão adoecido.
Nos últimos anos várias pesquisas em instituições de renome realizam estudos de exames de biomarcadores para diagnosticar casos de esquizofrenia, depressão, bipolaridade, ansiedade entre outras doenças psíquicas.
A consulta inicial realizada com os profissionais da área de saúde mental, norteará um diagnostico adequado.
Os portadores de doenças psiquiátricas podem experienciar estar longe da realidade ou de áreas consideradas pela sociedade como normais, e isto pode parecer muito assustador ou enlouquecedor.
Em algumas situações, os anos de doença não tratados ou diagnosticados inadequadamente, faz com que esse adulto perca várias oportunidades de crescimento profissional, social e pessoal.
A doença não tratada traz prejuízos importantes, pois impede que as pessoas ocupem a melhor forma o seu raciocínio lógico, sua inteligência emocional e sua condição de agregação de valores na vida.
É comum os sentimentos de fracasso gerados em pessoas portadoras de doenças psiquiátricas não tratadas, ou diagnosticadas de forma inadequada, pois, têm a percepção de que estão abaixo de seu potencial racional e emocional.
Esse sentimento de sucessivos fracassos pode levar a um novo sintoma que é a, depressão.
A doença psiquiátrica muitas vezes afasta as pessoas de si e dos outros, pois forma um nevoeiro que favorece o distanciamento de quem se é.
A psicoterapia contribui para desanuviar essa área embaçada
e colocar luz sobre a mente, na tentativa de gerar insights e criar
formas para lidar com as emoções e sentimentos.
Comentários