Se a relação a dois tem suas dificuldades, imagina a confusão que se transforma o casamento quando no meio desta relação junta-se a doença psíquica não tratada.
Considerando que a doença psíquica não tratada afasta vários aspectos positivos da personalidade, podemos dizer que, muitas vezes uma pessoa vive afastada de si mesma e não reconhece as suas melhores características, assim o outro, também não as vê.
Se não consegue vivenciar seu melhor potencial consigo, possivelmente não conseguirá experimentar recursos de leveza que é necessário em um relacionamento a dois.
Desta forma, muitos casais passam anos se relacionando com o sintoma de um transtorno psíquico e não propriamente com o companheiro(a).
Assim, a relação a dois, passa a ter um terceiro elemento, que é a doença não tratada que favorecerá um relacionamento conjugal doentio.
Como a doença não é encarada e tratada, muitas vezes o relacionamento passa a ser vivenciado como um jogo de culpas, entre a dupla.
Menosprezar ou diminuir o diagnóstico é uma ideia errônea pois, um, outro ou ambos os cônjuges se culpabilizam por existir uma doença e assim tentam soluções ineficazes, como buscar tratamento em áreas religiosas, holísticas entre outras.
Além disto podem ter uma convicção equivocada de que a doença pode ser curada sozinha, apenas com esforço pessoal.
As doenças psíquicas não tratada tendem a piora. Assim com o passar do tempo um quadro leve pode se tornar grave.
Outro agravante desta situação e que com o passar do tempo o companheiro “saudável”, pode tornar-se doente por ter convivido muito tempo com áreas pouco saudáveis. E ambos podem estar adoecidos.
Comportamentos de uso abusivo de bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas, assim como agressividade, mudanças repentinas de humor, tristeza constante, ansiedades permanentes e outros sintomas emocionais, podem ser habituais mas, não são naturais em um relacionamento
Quando diagnosticado na psicoterapia de casal algum transtorno psíquico ou
emocional, e havendo a possibilidade de tratamento, há condições de
ganhos de amadurecimentos emocionais nesta construção, que é o casamento.
Komentáře